top of page
  • mktuniart

Psicologia das cores para materiais impressos

Como influencia nossa percepção?

Você já deve, com toda certeza, ter ouvido falar no tema psicologia das cores e em como elas têm o poder de influenciar nossa decisão, transmitindo determinadas sensações.

Cada cor provoca reações diferentes em nosso subconsciente e, mesmo que você não pare para analisar essas reações no seu dia-a-dia, você sabe que elas ocorrem. E, por isso, é importante que você compreenda qual cor deve associar à sua marca para provocar a reação certa no seu cliente.

Por isso, vamos analisar aqui algumas cores e os efeitos que elas produzem sobre nosso inconsciente, para entendermos como aplicar melhor cada uma delas em nossas peças. Afinal de contas, não se trata apenas de colocar uma cor em determinado impresso só porque achamos que “ficou bonitinho”, mas trata-se de atingir o objetivo principal que é atrair a atenção do nosso público.

Podemos compreender esses conceitos se olharmos para alguns fatores. Por exemplo, já percebeu que as lojas infantis são sempre bastante coloridas? E que lojas de luxo, geralmente, são cercadas de tons pastéis ou de preto?

Paleta de cores impressa em papel e em tecido
Paleta de cores impressa em papel e em tecido

Escala CMYK e RBG

Quando falamos em escala de cores, existem duas bastante conhecidas para nós: a CMYK e a RGB. No que elas diferem? A escala CMYK representa a cor-pigmento, que é a forma com que sua cor sairá impressa através da tinta, enquanto que a RBG trata-se da cor-luz, que é a que vemos em monitores e TVs.

A escala CMYK é composta por quatro cores padrão, que é ciano (C), magenta (M), amarelo (Y) e preto (K) e através dessas quatro cores todas as outras se originam. Ela representa a maior parte das cores que são visíveis em impressoras e valoriza a combinação das suas quatro cores. Por isso, sempre que quiser verificar a cor com que seu material será impresso, certifique-se de que está utilizando o padrão CMYK.

As cores padrão do RGB são vermelho (R), verde (G) e o azul (B) e através de sua mistura originam-se todas as outras, variando na escala de 0-0-0 (totalmente preto) até 255-255-255 (totalmente branco). Esse sistema é utilizado para representar as cores em monitores, TVs e outros aparelhos que emitem luz.

Paleta de cores
Paleta de cores

Compreendendo o efeito das cores

Primeiro, precisamos compreender que dentro deste tema, existem alguns conceitos, como a divisão da escala cromática em Cores frias (tons de azul ou verde, por exemplo), que estão associadas à água e nos passam a sensação de tranquilidade e calma, e Cores quentes (tons de vermelho ou amarelo), que são associadas ao fogo e têm a sensação de movimento e calor.

  • Branco: Cor da pureza e limpeza. Remete à paz. Altamente utilizado em medicamentos e produtos de limpeza. Também remete à simplicidade e, por esse motivo, é bastante utilizado em artigos tecnológicos.

  • Preto: Remete à luto, morte, azar, sofisticação, poder, luxo ou elegância. Bastante utilizado por marcas ligadas ao universo da moda. Utilizado quando a marca pretende associar-se à poder e sofisticação.

Fachada da loja Louis Vuitton
Fachada da loja Louis Vuitton
  • Cinza: Também remete à elegância, humildade, respeito, compromisso. É uma cor imparcial.

  • Amarelo: Desperta concentração e remete à boa sorte, positividade, bom humor, estimula o intelecto. Bastante utilizado na área de entretenimento e para o público infantil.

  • Vermelho: Cor da paixão, energia, fogo, perigo, intensidade, confiança. Muito utilizada no setor de alimentação, por estar ligada à energia. Indicado para criar sensação de proximidade com o público, por incentivar ações e a confiança.

Fachada de uma loja 24 horas
Fachada de uma loja 24 horas
  • Rosa: Acolhimento, romantismo, feminilidade. Muito utilizada no setor de estética e saúde da mulher.

  • Azul: Cor da tranquilidade, harmonia, liberdade, purificação, paciência e serenidade. Muito utilizada no setor de saúde e no setor corporativo, por não ser invasivo e estimular a produtividade e calma.

  • Verde: Cura, natureza, boa sorte, esperança, dinheiro. Predomina em negócios no ramo da saúde e de cunho ambiental. Utilizado para relaxar clientes.

  • Roxo: Ligado ao místico e mistério, remete também à riqueza. Comumente utilizada na estética e beleza. Represente produtos ou marcas criativas.

Fachada de uma lojinha de flores
Fachada de uma lojinha de flores
  • Laranja: Alegria, energia, entusiasmo, jovialidade. Utilizada no setor alimentício e esportivo.

  • Marrom: seguro, calmo, rusticidade, estabilidade, ar livre, casa. Utilizada no setor de móveis, artigos artesanais, naturais, orgânicos, móveis.

Atente-se também a alguns fatores como a diferença entre homens e mulheres para notar cada cor. Para homem, geralmente, azul é apenas azul. Para as mulheres as cores variam entre ciano, azul piscina, azul bebê, tiffany, safira, celeste, etc. Roxo é roxo em qualquer variação para grande parte dos homens. Já para as mulheres temos violeta, púrpura, uva, orquídea.

Para dar um exemplo mais óbvio dessa utilização da psicologia das cores, vou falar um pouco da composição da nossa marca Troféus Uniart. Segundo nosso manual de identidade visual, a logo foi desenvolvida com aspectos metálicos e preenchimento gradiente de amarelo para ócre, simbolizando a riqueza protegida pelo aço. Toda simbologia apresentada pela logo tem relação direta com o trabalho da empresa: conquistas e sucesso, ligados à fabricação de troféus e demais artigos para premiação de eventos esportivos e corporativos.

Background amarelo com logo Troféus Uniart e três troféus no lado esquerdo
Background amarelo com logo Troféus Uniart e três troféus no lado esquerdo

Agora que você já conhece as escalas de cores, a sensação que cada uma transmite, como as marcas as utilizam, é hora de colocar a mão na massa na produção de seus materiais impressos.

1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page