top of page
  • mktuniart

O segredo para aumentar as suas vendas no ponto de venda

Já falamos bastante sobre visual merchandising aqui no nosso blog, mas como é um assunto que está muito em alta e é de extrema importância para melhorar os índices de venda de qualquer Ponto de Venda, ainda temos muito que falar, para que você não perca nadinha sobre o assunto e se destaque da concorrência.

Resumindo tudo que já falamos por aqui, visual merchandising é uma prática que visa destacar o produto no PDV e incentivar a compra, através do layout, disposição e comunicação das peças. Para isso, os elementos devem ser trabalhados de forma que atraia o consumidor e transmita a identidade da sua marca.

Para que você consiga melhorar os resultados do seu ponto de venda e atrair mais consumidores para dentro da sua loja, falamos nesse artigo sobre a escolha do material correto e das técnicas, quais são os objetivos mais comuns a serem pretendidos por quem investe nessa ferramenta, quais os principais materiais conhecidos e como combater a poluição visual através do Visual Merchandising.

Loja de roupas masculinas
Loja de roupas masculinas

Vamos lá?

O material para cada objetivo

O visual merchandising é fundamental para destacar produtos e influenciar a decisão de compra de seus clientes. Por isso, os materiais utilizados devem ser colocados em pontos estratégicos para cumprir esse papel de atrair a atenção dos consumidores potenciais que passarem por ali, criando maior envolvimento entre o consumidor e o seu produto. Dessa forma, você inova na apresentação dos seus produtos, agregando mais valor a eles e à sua marca, aumentando as chances de um bom negócio fechado.

Por isso, fatores como layout, design e comunicação devem ser estruturados de acordo com a sua ideia e objetivo a ser alcançado, sendo sempre fiel à identidade da sua marca. São muitas novidades no mercado e muitas novas tecnologias, o que pode te confundir no momento de definir a sua estratégia.


Entrada de uma lanchonete com duas bicicletas paradas perto de um balcão e placa com preços logo acima
Entrada de uma lanchonete com duas bicicletas paradas perto de um balcão e placa com preços logo acima

Fique atento a outro fator bastante importante no momento da compra: o influenciador. Muitas vezes os clientes não vão sozinhos à loja, e quem os acompanha pode influenciar diretamente na compra. Busque entender o perfil desse influenciador e organize o layout da sua loja para ser confortável para essa pessoa também.

O Visual Merchandising pode ter como objetivo auxiliar no aumento do giro do produto, pois a disposição dos produtos causa esse efeito nos resultados da loja. Você deve dispor os principais produtos em áreas especiais ou os chamados pontos quentes da loja. Anunciar as novidades em pontos com maior iluminação e mais materiais que indiquem para esse local. No caixa, você pode dispor produtos com menor valor que irão complementar a venda do cliente e que no meio dos demais itens da loja podem não se destacar.

Outro objetivo que pode ser alcançado através dessa ferramenta é transformar o seu ponto de vendas/canal de vendas em um veículo de promoção. Sua principal comunicação com seu público pode se tornar o seu próprio espaço.

Feira de supermercado vista de cima
Feira de supermercado vista de cima

Além desses, você atrai também maior número de consumidores para seu espaço, de forma que seu trabalho de organização do espaço torne-se extremamente confortável e atrativo para quem o frequenta. Isso pode ser feito com técnicas que aumentem o espaço de circulação do cliente, disposição de sofás e poofs para os clientes descansarem, bom espaço para trocador, algumas bolachinhas e cafés para que, se o cliente estiver com fome, não tenha motivo para abandonar a compra.

De acordo com o seu objetivo, você irá definir os materiais corretos para alcança-los. Primeiro você precisa conhecer muito bem seu público-alvo, para definir a estratégia certa para arrebatar essas pessoas para sua loja. Saber se seu público é mais jovem ou mais tradicional, mais descolado ou clean é o que irá determinar o design dos materiais que irão compor a sua estratégia.

O que é necessário no seu ponto de venda?

Alguns elementos são indispensáveis para que sua comunicação no ponto de venda se destaque e consiga atingir esses objetivos que citamos acima. Cada um desses itens tem uma função e pode ser mais ou menos adequado a sua loja.

As faixas de gôndola, por exemplo, são muito vistas em supermercado, mas também funcionam muito bem em outras lojas com grande disposição de produtos. Sua função é destacar determinado produto na prateleira. Você pode utilizar em uma loja de acessórios para identificar um determinado item que é novidade, por exemplo.

Faixa de gôndola com logos Uniart
Faixa de gôndola com logos Uniart

Os stoppers podem assumir vários formatos e tamanhos e devem ser sempre instalados nas prateleiras a altura dos olhos do consumidor, aplicada de forma de que se sobressaia nas prateleiras e gôndolas para destacar sua mensagem. É um material muito importante para atrair atenção do consumidor no ponto de venda.

Stoppers com imagens de troféus de campeonatos famosos de futebol
Stoppers com imagens de troféus de campeonatos famosos de futebol

Adesivo de piso é fundamental para guiar o consumidor pelo espaço da sua loja. Você pode utiliza-lo de forma interativa, para direcionar o cliente para determinada ação, etc. Se seu espaço for grande, melhor ainda.

Adesivo de piso escrito 'Como criar uma identidade visual sensacional para seu evento?'
Adesivo de piso escrito 'Como criar uma identidade visual sensacional para seu evento?'

O Wobbler é fixado em prateleiras de forma que se sobressaia no espaço, forma similar ao stopper, por exemplo. Seus formatos são variados de acordo com a mensagem a ser transmitida. É ideal para falar sobre lançamentos, promoções, etc.

Wobbler com propaganda da Uniart
Wobbler com propaganda da Uniart

O Mobile é uma peça que fica suspensa no ponto de venda. É uma peça de alto impacto e pode carregar várias mensagens e formatos também.

Mobiles com imagens de produtos Uniart
Mobiles com imagens de produtos Uniart

Os totens são itens que despertam muita atenção do público e podem direcioná-lo a executar muitas funções, além de serem altamente interativos, por seus formatos e tamanhos. Pode ser utilizado, inclusive, no próprio balcão em tamanho menor, para transmitir determinadas mensagens ou destacar produtos de menor valor que ficam perto do caixa de pagamento.

Totens de cachorrinho
Totens de cachorrinho

Banners, lonas e faixas são bastante utilizados nesse meio. Como já dissemos outras vezes, os materiais em lona são muito versáteis e duráveis, e podem transmitir com muita eficácia as suas mensagens.

Adesivo de vitrine é um material bastante interessante para os pontos de venda, pois podem carregar mensagens que irão atrair o consumidor para dentro da sua loja. Ele é ideal para transmitir informações como promoção, novidades, etc. e devem combinar com os demais elementos da sua vitrine.

Investindo em Visual Merchandising combatendo a poluição visual

Com o crescimento das cidades, o espaço dos centros urbanos está sendo degradado pela quantidade de imagens, placas, cores, setas, outdoors, faixas, etc. As mídias te bombardeiam por todos os lados. Com isso, temos a poluição visual, que afeta o visual das cidades, mas afeta também a saúde da sua população.

A partir desse problema, surgiram diversas regulamentações em todas as esferas da administração que visam diminuir os problemas causados por essa situação atual. Os municípios é que legislam acerca de placas, outdoors, letreiros e sobre a ocupação do solo urbano, em geral.

Assim, alguns municípios desenvolvem leis e normas que determinam que lojas e empresas mudem suas fachadas, para tornar as cidades mais agradáveis esteticamente para os moradores e turistas. Portanto, fique atento e confira essas leis antes de divulgar o seu negócio.

Fachada de uma loja de antiguidades
Fachada de uma loja de antiguidades

Voltando ao fator de como divulgar sua loja fugindo da poluição visual, primeiro você deve se atentar ao fato de que a visão é o primeiro sentido humano responsável por nossas escolhas e nosso processo de compra é extremamente visual , pois são nossos olhos que nos levam em direção às coisas que nos parecem interessantes.

Isso nos leva ao fato de que a maior parte dos consumidores não planeja sua compra, eles decidem depois que já estão dentro da loja e compram pelo impulso e desejo do momento. Incentivar essa compra por impulso é fundamental para o sucesso do seu negócio e isso deve ser feito tornando a sua loja o mais confortável e atraente possível para o cliente.

Você pode fugir da poluição visual explorando as oportunidades de comunicação visual interna da loja e o visual da fachada e vitrine da loja devem estar de acordo com o visual interno e a identidade visual da loja.

Há algumas regras que podem ser seguidas para diminuir os riscos de acabar se tornando um propagador da poluição visual. Por exemplo, você pode apostar na regra do “respiro”, que são os espaços vazios deixados propositalmente na vitrine e nos espaços de decoração da loja para agregar valor aos espaços que estão preenchidos, isso dá a sensação de exclusividade ao que está em destaque.

Loja com itens de colecionador
Loja com itens de colecionador

É aconselhável também que os adesivos de cartão de crédito, recarga e outros informativos que são obrigatórios sejam discretos em um determinado espaço, mas visíveis para não prejudicar a entrega da informação. Se possível, invista em um layout a esses elementos de forma que combinem com seu espaço.

Aposte em cores que tenham relação com o seu público e que sejam agradáveis para os olhos e não misture muitos elementos em um só espaço ou em uma só peça, pois isso contribui para a confusão e a poluição visual.

Outro cuidado que você pode ter é com a sua vitrine, pois ela é o elemento mais importante para atração de consumidor. A sua vitrine deve expor uma amostra do que os clientes irão encontrar no interior da loja e precisa chamar atenção rapidamente, durante a correria diária de seu público.

Sua vitrine jamais pode ser uma mistura de produtos e outros elementos que não tenham correlação. Ela deve contar uma história, ser agradável aos olhos, fazer o consumidor querer saber mais sobre sua marca.

Conclusão

Como você pode ver, o excesso de informação pode causar confusão e a falta de informação pode não levar o seu cliente a executar a ação que você deseja no ponto de venda.

Vitrine de loja com manequins fazendo várias poses, como mão na cintura, olhando para frente
Vitrine de loja com manequins fazendo várias poses, como mão na cintura, olhando para frente

O ideal é equilibrar e munir seu espaço de informações combinadas a design e bom gosto, sem se esquecer de evidenciar sua marca e do principal: o conforto do seu cliente dentro seu negócio.

Conta pra gente como você trabalha seu Visual Merchandising por aí! ;)

1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page