top of page
  • mktuniart

5 regras básicas para seu banner prender a atenção dos seus clientes

Os banners são uma forma simples, atrativa e eficaz para fazer a divulgação de seu produto e transmitir mensagens para seu público. Seu banner deve cumprir o objetivo de se comunicar com seu cliente e transmitir sua mensagem em questão de segundos e, por isso, ele precisa ser necessariamente sucinto e simples. A pessoa deve olhar, ler e interpretar instantaneamente.

Dizer que seu banner deve ser sucinto e simples, não quer dizer que ele deva ser “sem graça”, muito pelo contrário. Ele deve ser criativo, com cores agradáveis e capaz de prender atenção do seu público a ponto de conectá-lo com sua marca.

Os banners são muito indicados para divulgar novos produtos, para sinalizar o interior da sua loja, complementar uma promoção na sua vitrine, atrair atenção para seu ponto de venda na entrada da loja, atrair atenção para sua marca em uma feira, etc. E são extremamente recomendados para essas ocasiões por serem materiais muito resistentes e versáteis, além do baixo custo para produção.

Banner vermelho com anúncio de desconto colocado frente a uma loja de roupas
Banner vermelho com anúncio de desconto colocado frente a uma loja de roupas

Para que você alcance êxito com sua divulgação através dos banners, fizemos esse artigo com cinco regras básicas para seu banner prender a atenção da clientela. Vamos para a leitura?

Pense no seu objetivo

Você deve começar o desenvolvimento do seu banner pensando no objetivo que pretende atingir com ele.

Se você pretende anunciar a seu público um novo produto que chegou a sua loja, pode coloca-lo na sua vitrine ou na entrada do seu estabelecimento. As informações devem ser simples e destacar que você tem novidades. Coloque uma foto do produto em evidência ou de alguém utilizando (desde que a imagem deixe isso claro) e utilize frases de efeito que cumpram esse objetivo.

Banner para salão de beleza
Banner para salão de beleza

Você pode utilizar um banner também para sinalizar algum produto da sua loja que tem maior ou menor saída.

Nestes dois casos não é necessário colocar informações de contato, pois o banner estará no seu ponto de venda.

Agora, se seu objetivo com esse banner for expor sua marca em uma feira ou outro evento do gênero você deve colocar suas informações de contato e, de forma muito sucinta, destacar com o que você trabalha e o que é sua empresa. Aqui vale destacar (e muito) sua identidade visual.

Para você maximizar as suas chances de sucesso, faça rascunhos de como você imagina seu banner, testando várias formas de organização, textos e imagens possíveis para ilustrar o que você quer passar através do material.

Atenção ao conteúdo

Como já disse acima, o seu banner deve ser simples, porém atrativo e eficaz. Com isso, vamos ter atenção ao que deve conter no banner para que você seja claro, mas não se esqueça de nenhuma informação importante.

A fonte do texto deve ser grande, chamativa e o mais simples possível. Quanto menor a quantidade de palavras no texto, melhor para o cliente captar sua mensagem mais rapidamente. A arte deve ter poucas imagens, talvez duas (se muito!), pois muitas imagens podem confundir o cliente e não transmitir a mensagem que você precisa. É necessário colocar mais imagens em banners com listas de produtos, por exemplo, para ilustrar o que são os artigos ali vendidos.

Lembre-se da famosa frase: Menos é mais.

Se o objetivo do seu banner for expor sua marca em um evento ou feira, fora do seu ponto de venda, é indispensável que você coloque suas informações de contato, com endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc., pois assim, o público que se interessar, terá como entrar em contato.

Outro cuidado muito importante para ter ao produzir um banner é com os erros de português ou digitação. Confira o texto tantas vezes quantas forem necessárias, para que um trabalho belíssimo não seja destruído por erro bobo.

Cuidado com o layout

Ao montar a arte que quer expor em seu banner, tenha atenção especial para que seu layout seja atrativo para o público. Utilize cores mais vibrantes para atrair maior atenção, mas não se esqueça de que ele deve seguir o padrão da sua identidade visual, pois o cliente deve ver e rapidamente perceber que se trata de uma comunicação da sua marca.

Banner em tons verdes com logo da marca ao centro
Banner em tons verdes com logo da marca ao centro

Você quer chamar atenção, claro, mas deve ter cuidado para fazer isso pela qualidade e eficácia da sua peça e não pelo exagero e mau gosto.

Cuide também das imagens, para que sejam condizentes com a mensagem que está sendo transmitida e para que tenha alta resolução. Nada mais desagradável do que divulgar sua marca com imagens todas distorcidas, não é? Isso passa para o cliente a sensação de desleixo, que pode ser estendida a sua loja, o que, nem sempre, é real.

Dica extra: procure bancos de imagens. Existem os gratuitos e os pagos, mas todos oferecem imagens de alta qualidade e que podem se encaixar em suas informações perfeitamente. Ou, você pode ser mais original, e contratar um fotógrafo local para produzir suas próprias fotos.

No momento de desenhar e distribuir os elementos no espaço do banner pense na estética, combinação e na leiturabilidade do material. Opte por letras sem serifa, pois são mais fáceis de ler a longas distâncias.

Distância e lugar em que as pessoas passam

É bom destacar que a importância de um banner conter poucas informações é porque as pessoas irão visualizá-lo, normalmente, a certa distância. Se seu objetivo for utilizá-lo em feiras, as pessoas irão se interessar ao passar pelo seu stand, a 1 ou 2 metros de distância. Se for na fachada ou para destacar algo dentro da sua loja, o banner deve despertar atenção a uma distância parecida. Por isso, as informações precisam estar visíveis e interessantes.

Você pode seguir uma regra simples de design, nesse caso: dividir o espaço em três áreas, slogan, imagem e texto.

Banner de uma hamburgueria em uma parede vermelha
Banner de uma hamburgueria em uma parede vermelha

Esta regra irá garantir que os elementos do seu banner estejam visíveis e organizados, o que garantirá um visual mais agradável para os seus clientes e aumentará suas chances de impactá-lo, mesmo a certa distância.

Outra observação a ser colocada, é que, além dos banners, normalmente, serem vistos à distância, as pessoas passam por ele, na grande maioria dos casos, quando estão em movimento. Então, você precisa garantir que ele, em poucos segundos, prenda a atenção dessas pessoas.

Escolha o melhor parceiro para impressão

A tentação de escolher o fornecedor mais barato é sempre grande, mas quase sempre isso não funciona. O preço baixo, na maioria das vezes, traduz também menor qualidade da lona e da impressão, o que irá prejudicar sua divulgação e diminuir a durabilidade do material.

Homem com as mãos na cabeça em frente a uma mesa com notebook, câmera fotográfica, xícara, claquete e papel
Homem com as mãos na cabeça em frente a uma mesa com notebook, câmera fotográfica, xícara, claquete e papel

Um parceiro que tenha experiência no mercado poderá ainda te auxiliar a escolher o tamanho ideal, o formato ideal, te ajuda a organizar as informações, etc.

A Uniart, por exemplo, é uma empresa de Comunicação Visual com experiência de mais de 25 anos no mercado, com equipe altamente capacitada. Nosso objetivo é proporcionar a você a oportunidade de customizar seu material de maneira rápida, fácil e com o melhor preço da região. Facilitamos sua escolha ao oferecer o desenvolvimento de layout/orçamento sem compromisso.

Agora que você já sabe como fazer seu banner se destacar e atingir seu objetivo principal, vamos colocar a mão na massa? Seguindo essas pequenas regras básicas, você alcançará excelentes resultados. Anotou tudinho?

1 visualização0 comentário

Comentários


bottom of page