top of page
  • mktuniart

06 ferramentas de Inovação que você deve utilizar em sua empresa

Os maiores gestores do mundo estão sempre em busca de inovação em suas empresas. A inovação é um dos fatores responsáveis pelo crescimento das empresas e pode estar presente em qualquer setor do negócio, como no atendimento ao cliente, nos processos ou nos serviços.

Inovar não é sinônimo de criatividade, ou seja, não é obrigatório que você seja criativo, mas é necessário conhecer muito bem todas as áreas da empresa, analisar o cenário em que ela está inserida e ter a inovação como uma cultura corporativa.

Ficou curioso para saber como ter a inovação como uma cultura da sua empresa? Então fica bem atento ao nosso post aí, que nós vamos te contar como melhorar o processo na sua empresa, o que é a inovação no universo corporativo e cinco ferramentas para você implantar no seu negócio.

Vamos começar a nossa conversa?

O que é inovação?

Inovar é implantar ideias e recursos para solucionar problemas pequenos, médios e grandes através de um meio diferenciado e eficiente. Por isso, é necessário que você conheça muito bem todas as áreas da sua empresa, para que você saiba quais são seus problemas e estudar como resolvê-los. As questões a serem resolvidas podem estar presentes na área de gestão, produção, comercial, etc.

As adversidades sempre irão surgir, não adianta se iludir achando que só é preciso investir em inovação uma vez a cada dez anos. Inovar é um ciclo constante, pois é necessário que suas ideias acompanhem a evolução dos processos.

Por esse motivo que é importante que a inovação seja uma cultura da empresa, pois, assim, ela se manterá em constante evolução, à medida que novos conflitos vão surgindo. Uma das formas mais eficazes de implantar a inovação na cultura corporativa é instigando seus funcionários a apresentarem também novas e boas ideias para melhorar e crescer em conjunto com a empresa.

É importante que você invista tempo nesse processo de inovar dentro da sua empresa, porque a inovação é capaz de aumentar a sua produtividade, reduzir seus custos, aumentar a qualidade dos seus serviços, aumentar a eficiência dos seus funcionários e do seu processo produtivo.

Pessoa segurando cartaz escrito 'Inovação' e com desenho de vários processos
Pessoa segurando cartaz escrito 'Inovação' e com desenho de vários processos

Em que você quer inovar?

Após conhecer a importância da implantação da inovação dentro do seu negócio, você já tem uma noção de quais setores você quer atuar com mais afinco na inovação. Por isso, vamos apresentar os tipos de inovação existentes.

  • Inovação em produto

É a inovação ao introduzir no mercado um novo produto ou uma melhoria significativa em um produto já existente, proporcionando valor para o seu cliente. Para atuar nesse setor você pode acrescentar novas funcionalidades, alterar componentes, aprimorar o design, agregar acessórios, etc.

  • Inovação em serviços

É a implantação da inovação no ramo dos serviços, incorporando uma melhoria significativa em um serviço já existente ou lançando um novo serviço. Para o setor de serviços, há muito espaço para inovação, como na forma de execução, por exemplo, em que você pode ter uma maneira única de prestar os seus serviços. Além disso, há uma forte tendência de incluir serviços às suas ofertas de produtos físicos.

  • Inovação em processos

Quando novos métodos, fluxos e soluções são implantados nos processos operacionais, criando percepção de valor para o cliente através da logística e da produção da empresa.

Em geral, a solução buscada é para aumentar e agilizar a produtividade, reduzir custos, melhorar a qualidade, diminuir o impacto ao meio ambiente, etc. Pode-se inovar os processos também em outros setores, como financeiro, recursos humanos, comercial, expedição.

Várias lâmpadas acesas somadas a engrenagens resultando em gráficos positivos
Várias lâmpadas acesas somadas a engrenagens resultando em gráficos positivos

  • Inovação em Marketing

É a inovação através de novos processos e abordagens de marketing, transformando a maneira com que a empresa desenvolve suas soluções, estabelece preços, segmenta clientes, comunica-se e posiciona-se no mercado, diferenciando sua oferta e fortalecendo sua proposta de valor.

  • Inovação organizacional

Quando a empresa implanta novas formas de organizar o pessoal e o trabalho para ampliar sua capacidade competitiva.

São novos métodos de recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento de pessoas, introdução de novos sistemas de gestão de qualidade, produção e logística, preocupação em melhorar o ambiente de trabalho, adotando novas estratégias de comunicação interna, etc.

  • Inovação no modelo de negócios

É quando a inovação é perceptível na forma de fazer negócios da empresa, atuando sobre os elementos da oferta, que são a proposta de valor, ao inovar no segmento de atuação, na oferta e na forma de gerar receita, e no modelo de operação, incluindo, nesse caso, mudanças em toda a cadeia de valor.

A inovação no modelo de negócios acarreta mudanças e inovações em todos os demais setores da empresa.

Ferramentas de inovação

Agora você compreendeu a importância da inovação para sua empresa, correto? Então, vamos conhecer as ferramentas que podem te ajudar nessa missão de implantar a cultura da inovação dentro do seu negócio.

1. Diagnóstico da Inovação

Através de 20 perguntas, a ferramenta Diagnóstico da Inovação é capaz de analisar a visão dos gestores e colaboradores relacionada à inovação. O questionário mostra problemas e as possíveis causas que impedem o crescimento da sua empresa na área da inovação. A partir dessas informações coletadas, você conseguirá traçar um plano de ação definindo os objetivos e datas para a execução de cada tarefa.

Essa ferramenta, normalmente, é aplicada em três fases: o questionário, a análise dos dados e o plano de ação. Dessa forma, ela permite implantar na organização a cultura da inovação, para que os colaboradores busquem novas ideias e soluções para os problemas cotidianos na empresa.

A ferramenta foi elaborada pela 3M e sua importância se dá justamente pelo fato de mostrar a visão da sua equipe sobre o grau de inovação da empresa, identificando os problemas e as causas, para que, a partir dos resultados, você consiga traçar um plano de ação com datas, objetivos e responsáveis.

É uma ferramenta útil para alcançar vantagens competitivas e adotar medidas para tornar o seu negócio ainda mais inovador, com o respaldo da sua equipe de colaboradores e gestores.

Você pode ter acesso a essa ferramenta através do site da Endeavor, do site Gestão por Ideias ou no Portal da Indústria, através de um teste em que você recebe o resultado por e-mail.

Mesa com folha em branco, lápis, borracha e uma lâmpada
Mesa com folha em branco, lápis, borracha e uma lâmpada

2. 4 P’s da Gestão da Inovação

O conceito de 4 P’s é vindo do marketing e da publicidade e, por sinal, é uma metodologia muito bem sucedida no setor. Aqui, ela se apresenta adaptada para o setor da Inovação, seguida pela mesma lógica, utilizando 4 áreas para as tomadas de decisão: propósito, pessoas, processos e políticas.

É útil justamente por promover uma visão ampla da empresa, auxiliando o empreendedor a ficar atento a todas as esferas da empresa, fortalecendo sua capacidade de inovar.

Você pode ter acesso à ferramenta através desse link disponibilizado pelo Movimento Empreenda ou na Endeavor.

3. SCAMPER

O nome da técnica é um acróstico com as iniciais de 7 palavras: Substituir, Combinar, Adaptar, Modificar, Pesquisar, Eliminar e Reorganizar. O intuito dessa ferramenta é questionar todos os serviços, produtos e processos da empresa, a partir de cada uma dessas esferas.

É uma ferramenta que permite que você questione os principais processos da empresa, incluindo seus produtos ou serviços. Além disso, as ideias de um dos fatores pode ajudar em outras áreas, criando ideias mais inovadoras, interligadas e focas em seu negócio.

A utilidade da ferramenta é tornar possível criar novas versões de um produto ou serviço e, até mesmo, gerar uma ideia totalmente diferente, que pode mudar os rumos do seu negócio e pode ser guiada através de uma sessão de brainstorming com sua equipe a respeito de novos produtos e serviços. Ela torna possível direcionar e organizar a discussão de um grupo de pessoas a um resultado mais produtivo.

A ferramenta SCAMPER pode ser encontrada no site da Endeavor ou no portal Descola.

Pessoa escrevendo 'Seja criativo'
Pessoa escrevendo 'Seja criativo'

4. Design Thinking

O Design Thinking tem como foco os processos de inovação do usuário, criando uma experiência de consumo altamente desejável pelo seu cliente. A vantagem de utilizar essa ferramenta é que ela auxilia a ampliar o conhecimento sobre seus clientes, transformando as informações em ideias rentáveis para o seu negócio.

Para aplicar esse método é necessário fazer um mapeamento de todos os contextos que envolvem a vida dos consumidores, como cultura, experiências pessoais, grupos de influência, processos, etc. para ter uma visão completa do cenário e identificar as adversidades a serem vencidas.

Não se deve se esquecer de colocar as pessoas no centro do desenvolvimento do projeto, visando alcançar resultados lucrativos e possíveis de serem alcançados.

Existem algumas premissas importantes que irão nortear o seu trabalho com o Design Thinking. Utilizar a representação visual para imaginar possibilidade e caminhos e implanta-las, de fato, é um dos recursos mais inovadores da ferramenta, por exemplo.

Para explorar ainda melhor os resultados que essa ferramenta pode trazer para seu negócio, utilize a estratégia da gamificação. A gamificação é uma estratégia de interação entre pessoas e empresas através de atividades lúdicas. Os jogos são excelentes recursos para estimular a criatividade. Por isso, essa dinâmica facilita a participação de todos os membros da sua equipe e os instiga a soltar a imaginação, desenvolvendo a partir daí boas soluções inovadoras.

Outra forma de instigar a geração de ideias e estimular melhorias através de ideias transformadoras é o brainstorming, que explora a criatividade através da apresentação de um problema em que, através de um debate saudável, a equipe tende a resolvê-lo. O consenso será a melhor forma de resolver essa questão. Você não só promove a solução para um problema, como une sua equipe em prol de uma questão.

Mais um dos meios disponíveis para concretizar o Design Thinking é através da prototipagem, que é tangibilizar a sua ideia, propiciando as validações do projeto. Resumindo, a prototipagem é a fase em que acontece a validação das ideias geradas. É o momento em que ficará visível a visão da equipe do projeto e o ponto de vista do cliente.

A Endeavor, uma organização que é das melhores amigas dos empreendedores, mais uma vez tem disponibilizado em seu site o link para a ferramenta. Você encontra também no site Inova.

Pessoa desenhando uma lâmpada e ideia
Pessoa desenhando uma lâmpada e ideia

5. Mapa da Empatia

Nessa ferramenta, a inovação é utilizada para o desenvolvimento de novos serviços e produtos, visando compreender as aspirações e necessidades dos clientes.

Dessa forma, é uma ferramenta indicada para as empresas que já fizeram o diagnóstico do setor que está necessitando de novas ideias. É bem útil e funciona como um mapa visual que irá nortear a discussão de ideias para a criação de novos produtos e serviços, sempre levando em consideração o perfil do seu consumidor.

O Mapa da Empatia nos auxilia a olhar o cliente através de algumas premissas. São feitas perguntas estratégicas ao cliente para traçar seu perfil e as respostas são organizadas em blocos, que irão compor o Mapa da Empatia. Para fazer esse projeto de forma dinâmica e organizada, é recomendado que sejam utilizados post-its. Finalizando o uso da ferramenta, seremos capazes de observar as principais em um único quadro, facilitando a análise dos dados.

A importância do Mapa da Empatia se dá pelo fato de que, invés de buscar referência fora da sua esfera da atuação, você vai ouvir quem mais te conhece: seus clientes. Ouça o que eles têm a dizer com atenção, para entender suas necessidades e problemas e como a sua empresa pode ser útil nessas soluções. O Mapa da Empatia vai te ajudar a desenvolver novos produtos e serviços através do feedback que seus próprios clientes te passaram.

Você encontra a ferramenta no site da Resultados Digitais ou no Analista de Modelos de Negócios.

6. Poka Yoke

A ferramenta japonesa tem como tradução “à prova de erros” e é indicada para empresas que desejam reduzir a quantidade de erros, sejam eles problemas nos produtos ou falhas humanas na produção e administração do negócio.

Esta ferramenta já é muito difundida na área da gestão da qualidade e, além de diminuir erros, impede ainda que novos problemas aconteçam.

A implantação da ferramenta se dá em 6 passos, que são Constatação: definição do problema, Análise: determinar a relação do defeito com o tipo de erro, Solução: estudar a natureza do problemas, Teste da solução: verificando a efetividade da solução e, por último, a Implementação da solução.

Adivinha só onde você encontra a ferramenta? Isso mesmo, na Endeavor. Também é possível achar no site Voitto.

Pessoa sentada em frente a uma mesa mexendo em seu celular e na mesa um copo de café, agendas e notebook
Pessoa sentada em frente a uma mesa mexendo em seu celular e na mesa um copo de café, agendas e notebook

Hora de inovar?

Ufa... Quantas coisas legais aprendemos sobre inovação nesse artigo, hein? Foi um trabalhão com muita pesquisa e estudo para trazer para você esse material super interessante, completo e repleto de aprendizado.

Enfim, agora é só você escolher o melhor método para aplicar dentro do seu negócio e começar a investir em inovação. Afinal, depois de ler mais de 2.100 palavras sobre o assunto, você já deve estar bem inspirado, não é?

Para conhecer cada ferramenta, você pode clicar nos links destacados em azul, ta ok? Não dê bobeira e faça o download dos links.

Ânimo para colocar a mão na massa, amigo! Vamos junto?

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page