top of page
  • mktuniart

Por que você deveria estar tentando melhorar sua estratégia no Ponto de Venda?

Aumentar as vendas é um grande desafio e um dos maiores objetivos de qualquer empresa, pois sem vendas, não existe a empresa, certo?

Por isso, estudar estratégias para tornar esse desafio uma realidade na empresa é indispensável. Aplicar certas técnicas no ponto de venda pode ser essencial para você se diferenciar da concorrência e alcançar novos negócios, consequentemente, aumentando suas vendas.

Por mais que a Internet seja um mecanismo e tanto para alavancar suas vendas, nada substitui uma boa estratégia formulada para aumentar suas vendas no próprio ponto de venda. Afinal de contas, se você possui uma loja física, onde você fecha os seus negócios?

Pensando exatamente nessa questão, escrevemos esse post com algumas dicas práticas para te ajudar a criar identidade no seu ponto de venda, aumentar os negócios, satisfazer seus clientes e garantir o aumento das suas vendas.

Vamos começar?

O que é ponto de venda?

Ponto de venda ou, simplesmente, PDV é qualquer estabelecimento comercial que tenha como propósito expor seus produtos ou serviços à venda.

É só um novo conceito para algo que já existe desde sempre: o local onde você comercializa os seus produtos e serviços, que pode ser sua loja, um espaço de representação dos seus produtos, como um supermercado ou loja multimarca ou qualquer outro lugar que tenha como finalidade expor o que você está vendendo.

É todo cenário criado para proporcionar a experiência de compra e consumo do cliente e que deve ser pensada estrategicamente para proporcionar ao cliente uma experiência prazerosa e conquistar a fidelidade à sua marca.

Portanto, estamos nos referindo à decoração, ao nível de conforto proporcionado pelo espaço, à climatização, ao som ambiente, ao perfume e cheiro que exala do local, entre outros detalhes que ajudam a construir um espaço harmônico e propício para o consumo do seu cliente.

Agora que você já conhece o conceito do que é um ponto de venda, vamos conhecer as melhores estratégias para explorar o seu espaço?

Conheça bem o seu público-alvo

O primeiro passo para as suas estratégias de marketing no ponto de venda surtirem efeito é conhecer muito bem o seu público-alvo, sua identidade, características e comportamento de compra.

Características como idade, classe social, comportamento de compra, bairro de residência, grupo familiar e demais grupos de influência devem ser documentadas e levadas em consideração para garantir que o cliente se sinta à vontade e seguro para comprar, sentindo que aquele espaço foi desenvolvido especialmente para ele.

Construa a sua identidade

Quando o cliente entra na sua loja tudo o que está a sua volta impacta diretamente a forma com que o cliente vai enxergar sua marca, como a vitrine, a decoração, as cores, os produtos, o material promocional, etc.

Floricultura
Floricultura

Por esse motivo é tão importante que a sua empresa tenha uma identidade visual para personalizar esses espaços. Essa identidade inclui as cores da sua marca, o nome da loja, a tipografia e estilo da fonte, entre outros fatores que formam um conjunto de características que torna a sua marca única.

Todos esses elementos devem ser lembrados nos ambientes do seu ponto de venda, desde a fachada, passando pelas embalagens, sacolas, banners, uniformes até os cartões de visita e publicações nas redes sociais, por exemplo.

Seu ponto de venda precisa ter uma identidade única, capaz de diferenciar a sua marca dos concorrentes e de fixar na mente dos seus clientes como algo único, não importando o tamanho do seu negócio.

Seu ponto de venda deve refletir a identidade e os valores da sua empresa, a ponto de o cliente passar em frente a qualquer local que venda seus produtos e identificar a sua presença ali. Essa identidade deve ter conexão também com identidade visual da sua marca.

Essa identidade da sua marca deve ser reconhecível em todos os aspectos do seu negócio, como nas publicações nas redes sociais, no layout do ponto de venda, no seu site, no uniforme da equipe, como já foi dito acima. Isso faz com que o valor da sua marca aumente e valoriza o seu espaço, como um local único que proporciona uma experiência única aos clientes.

Preocupe-se com o layout do espaço

Não basta apenas ter um bom espaço e bons produtos, é necessário pensar em como esses produtos ficarão dispostos no ambiente. O layout é essencial para convencer o cliente a entrar na sua loja e sentir confortável no espaço e tentado a “dar uma espiadinha” nas suas mercadorias.

Além disso, você precisa considerar algumas regras básicas de circulação, como largura dos corredores, altura das estantes e araras, localização do caixa e também na facilitação do acesso do cliente aos produtos. É preciso pensar em deixar os principais produtos a altura dos olhos dos clientes, em espaços mais iluminados, produtos menores perto do caixa para que o cliente complete sua compra ao realizar o pagamento, destacar as novidades na vitrine, etc.

Tudo isso sem se esquecer de que o seu ponto de venda precisa ser um espaço harmonioso, que traduza a identidade da sua marca.

Se você acha que é bobagem se preocupar com layout do seu ponto de venda, deveria repensar o seu conceito. Consigo te fazer repensar isso com apenas alguns exemplo simples e, até, bobos.

Você compraria um celular de última geração em uma loja velha, escura e ornamentada com móveis desgastados? Ainda que a loja tenha os produtos de melhor qualidade e o melhor técnico para te ajudar a escolher o celular, é provável que você tenha receio de escolher seu novo celular ali.

Isso deve ao fato de que a empresa precisa ser boa no que faz sim, mas também precisa transparecer isso em sua identidade. Os seres humanos, em geral, são extremamente visuais e tendem a fazer suas escolher pelo que mais lhe atraírem. Isso explica, inclusive, porque tantas empresas têm investido tanto no design de seus produtos e de seus espaços.

A maior parte dos relacionamentos surge desse primeiro contato visual entre a marca e o cliente, que só será possível se o cliente for atraído para dentro do seu estabelecimento.

Loja de roupas
Loja de roupas

Investimento em marketing sensorial

Ao contrário do que muitas empresas acreditam, é necessário se preocupar com muitas outras questões além do aspecto visual do espaço do seu PDV. Existem outros tantos fatores que impactam diretamente na experiência dos clientes.

Por isso, você deve se preocupar em investir em ações de marketing sensorial, impactando os cinco sentidos do seu cliente, visão, audição, olfato, paladar e tato, transformando a experiência de entrar em sua loja em algo único para o cliente.

E isso pode ser feito através de ações simples, como colocar músicas que tenham afinidade com o perfil do seu público e em um volume que não desagrade para ativar a audição ou ao disponibilizar amostras grátis (caso trabalhe com produtos alimentícios) para explorar o paladar do cliente.

Ainda se tratando de paladar, caso você não trabalhe com produtos alimentícios, pode colocar em algum cantinho no seu escritório ou loja algumas bolachinhas e um cafezinho, para que, ao sentir fome, seu cliente não abandone o momento da compra e vá embora para comer.

Investir em marketing sensorial é de extrema importância para criar um vínculo emocional com o cliente e promover experiências diferenciadas, fazendo com que o cliente volte sempre ao seu estabelecimento.

Portanto, você deve se preocupar também com a visualização e iluminação das gôndolas e o som ambiente da sua loja, incentivando o toque e o olfato de seus clientes.

Embora seja algo relativamente novo no mercado, o marketing sensorial conquista cada dia mais adeptos. Ao aguçar os cinco sentidos do seu cliente, você proporciona a ele experiências diferenciadas. Os maiores exemplos dessa técnica são o cheiro do carro novo, a taça de champanhe em lojas de artigos de luxo e o ambiente propositalmente romântico, com iluminação à luz de velas e músicas calmas, de restaurantes.

Mesa de restaurante
Mesa de restaurante

Os materiais promocionais integram o espaço

Os materiais promocionais fazem parte do espaço do seu ponto de venda, integrando a sua comunicação visual e complementando as mensagens que a sua loja deve passar para se comunicar com o cliente.

Alguns desses materiais são indispensáveis para possuir uma boa sinalização na loja, indicar seus principais produtos, apresentar suas novidades, transmitir mensagens institucionais e os valores da sua marca.

Os materiais promocionais, além de divulgarem a sua marca para um público que já demonstrou interesse pelo seu negócio, também integram a sua decoração, formando um espaço harmônico, uma decoração atrativa e um espaço bem sinalizado, conjunto ideal para trazer a sensação de conforto para o seu cliente.

Bons exemplos de materiais promocionais muito eficazes no momento de transmitir a sua mensagem dentro do seu ponto de venda são os adesivos, que podem ser colocados na parede, nos stands, nas gôndolas, na vitrine, no balcão ou até mesmo no piso; os banners e demais lonas são muito úteis para destacar determinadas áreas ou produtos da loja, além de transmitir mensagens para o público que está do lado de fora e podem, ainda, ser utilizados como fachada; os totens são indispensáveis para qualquer ponto de venda, pois chamam a atenção dos consumidores, destacam espaços e informações e são materiais divertidíssimos, que podem ser impressos em diversos tamanhos.

Aproveite o calendário comercial

Atualmente, existe quase que uma data comemorativa por mês, a fim de manter o comércio movimentado durante todo o ano. Por isso, aproveite cada uma dessas datas para manter seu ponto de venda atualizado e sempre em conexão com o público no período.

Ainda que a data não afete diretamente nos seus negócios, é interessante mostrar para seu público que você está antenado às tendências e às datas que afetam o seu cotidiano. Além disso, é sempre uma boa desculpa para promover seus produtos e tornar o seu ponto de venda ainda mais atrativo.

Sempre que você coloca novidades, ainda que seja apenas na decoração, irá despertar a curiosidade do seu público. E é aquele dilema, né? Atrair o público para dentro do seu negócio é a tarefa mais difícil dessa missão. Depois disso, o trabalho fica por conta da sua equipe convencê-lo a comprar.

Para conseguir alcançar êxito nessa missão, faça um planejamento anual com as datas que você irá utilizar como temática da sua loja, os materiais que pretende utilizar e como irá destacar a sua decoração no período. Dessa forma, será mais fácil se manter dentro do planejamento, saberá quanto precisará investir ao longo do ano e não será pego de surpresa com alguma data que você se esqueceu que existia, perdendo grandes oportunidades de negócios.

Presentes de Natal
Presentes de Natal

Atenção à equipe de demonstração

Não vai adiantar nada investir em um espaço incrível se a sua equipe de demonstração não estiver preparada para atender os clientes e pronta para oferecê-los a melhor experiência possível.

Fique atento à contratação e à capacitação de toda a equipe de atendimento, para garantir que ela seja capaz de atender e surpreender positivamente seus clientes em todas as dúvidas e questionamentos que forem apresentados.

Está pronto para vender mais?

Após conhecer as principais estratégias para aumentar suas vendas no seu ponto de venda e perceber que você pode começar 2019 com o pé direito, maximizando o número de negócios fechados pelo seu negócio é hora de colocar a mão na massa.

Mulheres comprando roupas
Mulheres comprando roupas

Todas essas dicas podem ser facilmente aplicadas por qualquer empresa que tenha como objetivo expor em algum espaço os seus produtos e serviços e, ao combinar todas essas sugestões, você pode alavancar o seu negócio e atrair muito mais clientes para dentro da sua loja.

Basta se planejar, conhecer profundamente seu público e abusar da criatividade para criar um espaço diferenciado e exclusivo para receber seus clientes. Não são dicas absurdas e não exigem um alto investimento para que alcancem o sucesso.

Quais estratégias você utiliza atualmente para atrair seu público para dentro do seu estabelecimento? Conta pra gente!

0 visualização0 comentário

Comentarios


bottom of page