top of page
  • mktuniart

Dia dos Pais: hora de adotar novas estratégias

Está preparado para começar sua Campanha de Dia dos Pais? Antigamente a data não tinha o mesmo significado que o Dia das Mães, por exemplo, e as vendas no comércio, em geral, não eram tão expressivas. Mas esse cenário mudou (e muito) nos últimos anos e no último ano a data só perdeu, em número de vendas, para próprio Dia das Mães.

E a explicação para esse fenômeno é simples e bem notória: os pais assumiram um novo papel na vida dos filhos, mais participativa e ativa na criação e, consequentemente, mais presentes. Esse novo perfil dos pais nas famílias influenciou diretamente nos números da data no mercado.

Por isso, fizemos esse artigo, para mostrar a você novas oportunidades para aproveitar a data para vender mais e impulsionar sua marca, se conectando diretamente com o seu público, com ações assertivas e fora do clichê, já que o comportamento do mercado também mudou.

Xícara sobre uma nota de dólar escrito 'Best Dad'
Xícara sobre uma nota de dólar com escrito 'Best Dad'

#01 Entendendo o mercado

Para entender a evolução desse mercado podemos recorrer à Internet. As pesquisas do Google, por exemplo, mostram que as buscas relacionadas ao Dia dos Pais cresceram cerca de 19%.

Outra pesquisa sobre os resultados das vendas no e-commerce mostraram que os faturamentos no Dia dos Pais e das Mães tiveram resultados semelhantes no ano passado e para 2019 a expectativa é ainda maior, já que quase 40% dos pesquisados informaram que pretendem gastar mais que em 2018.

Assim como outras datas, o Dia dos Pais é marcado por almoços, jantares e, principalmente, união familiar. Com isso, cerca de 85% das pessoas pretendem passar a data em casa. Se você trabalha no setor alimentício, é bom estar atento a esses dados também.

Se você trabalha com restaurantes, pizzarias e outros estabelecimentos desse setor, não desanime com esses dados. Quase 10% das pessoas ainda preferem comemorar a data fora e, para melhorar ainda mais seus resultados, você pode apostar em ações conjuntas com outras empresas.

Quer um exemplo para entender melhor como isso funciona? Você pode sortear um jantar através das compras em uma loja de roupas parceira ou o contrário, sortear um vale compras em uma loja bastante popular na cidade para as famílias que comparecerem para um almoço especial na data. Ou, melhor ainda, para não atrapalhar as celebrações já combinadas previamente pelas famílias, promover um jantar especial na véspera do Dia dos Pais.

Você pode ainda incrementar seu espaço com um cardápio especial, sobremesas de brinde para os pais, música ao vivo, etc. Torne seu espaço mais atrativo e convidativo para as famílias celebrarem a data de uma maneira diferente, mas ainda familiar.

Como essa é uma celebração familiar, apostar nesse sentimento de união e amor em família pode ser a chave para conquistar o coração do seu público e para demonstrar os diferenciais da sua marca.

Outro dado importante a ser analisado para compreender o impacto dessa celebração no mercado é sobre o momento em que as compras são feitas e por qual canal. 50% das compras são feitas na véspera ou nada e 20% dos consumidores optam por compras online. É um dado bastante óbvio para ser analisado: se metade das compras são feitas de última hora, não há tempo para comprar pela Internet, pois não chegaria a tempo o presente.

Sabendo disso, você pode aproveitar para oferecer estratégias de promoção, descontos e outros atrativos para incentivar as compras antecipadas.

Mas a sua principal estratégia de venda na data deve ser o conhecimento amplo do seu público e dos produtos que vende. Dessa forma, conseguirá ajudar os clientes a escolher o presente ideal que o pai dele(a) gostaria de ganhar, pois ganhará tempo ouvindo de seu cliente como é o perfil de seu pai e saberá exatamente o que indicar para ele.

E saiba que 40% das pessoas ainda buscam informações e dicas para presentes nas vitrines e lojas físicas. Apesar do evidente crescimento de buscas por ideias, dicas e opiniões sobre presentes/produtos na Internet, as lojas físicas ainda são a fonte preferida de informações para o consumidor brasileiro.

Sabendo disso, aposte em vitrines temáticas e bastante caprichadas, vitrines que contem como é o sentimento de pais e filhos, que contem histórias e que sejam bem iluminadas, que demonstrem suas principais ofertas para a data, o que você tem de especial. Enfim, mostre algo realmente chamativo para convencer o cliente a te conhecer melhor.

Você já sabe que você (as lojas físicas) é a principal fonte de pesquisa da maior parte dos seus clientes. Ou seja, aproveite essa informação da melhor forma possível para conquista-los além da pesquisa e ofereça boas informações, amplo conhecimento sobre seu mercado e ofertas/produtos atrativos.

Não vai adiantar o cliente procurar em você o presente ideal, se ele não encontrar. Ele está em busca, mostre que você sabe o que está fazendo e o ajude a encontrar o melhor presente para o pai!

Outro dado que vai te ajudar a ficar bastante alerta é que essa mesma pesquisa realizada pelo Google mostrou que 25% das pessoas encontram dificuldades para escolher os presentes e 25% vão a diversas lojas antes de escolher.

Aí fica a dica: se a sua venda for consultiva, você o ajudar a escolher, se mostrar disposto a sanar dúvidas, a compreender o perfil do pai e demonstrar que conhece o seu mercado que está vendendo, as chances de o cliente optar pela sua loja vão aumentar muito. Mas deixar o cliente ainda mais indeciso do que ele estava antes de entrar na loja, só vai fazer com que ele saia em busca de outras opções.

O que vemos em grande parte das lojas físicas são vendedores ou atendentes, despreparados para atender os clientes, que pouco entendem sobre seus materiais e que, muitas vezes, com má vontade mostram alguns produtos. Essa era já passou e acreditar que qualidade e bons preços vão fazer sua loja vender por si só pode transformar seu Dia dos Pais em um fracasso comercial.

Os clientes, cada vez mais, estão em busca de vendedores que estejam dispostos a ouvi-los, entende-los e que saibam atender bem. A era dos balconistas já passou!!

Para isso, aproveite para conhecer melhor o perfil dos pais, o que eles esperam ganhar, o que eles mais gostam de ganhar, o que eles mais precisam, quais são seus gostos, comportamentos, etc. Compreender o mercado poderá facilitar sua vida nesse momento da compra, te ajudando a conquistar os clientes.

E aqui vai outro dado bastante relevante para compreender o perfil dos pais: como eles se sentem com relação às propagandas da data? Saiba que 65% dos pais não se sentem representados nas ações comerciais da data e que eles se sentem incomodados quando são retratados como autoritários, com papeis secundários na criação dos filhos ou como os pais perfeitos. Além disso, eles esperam que sejam retratados como participativos na vida dos filhos e dividindo as responsabilidades em casa e na criação.

Ou seja, nada de ações clichês e que retratem o velho papel do pai de “levar comida para casa”. Os pais atualmente são muito mais presentes e querem ter o papel ativo na vida dos filhos.

Quanto mais próximo da realidade dos pais você conseguir se aproximar em sua comunicação, mais você conseguirá se conectar ao seu público. Os filhos sentirão conectados à história que demonstra seu pai e os pais se sentirão representados. A propaganda hoje é representatividade! Isso precisa estar presente em suas ações.

Pessoa mexendo em calculadora e lendo vários gráficos
Pessoa mexendo em calculadora e lendo vários gráficos

#02 Resumindo seu aprendizado

Com a crescente comercial do Dia dos Pais é preciso estar atento às oportunidades que surgem no seu mercado.

Aqui você compreendeu que pode atrair novos clientes através da dificuldade que algumas pessoas possuem em escolher o presente ideal e oferecer uma venda diferenciada na sua loja, explorando todo potencial da sua vitrine, tendo um atendimento diferenciado e compreendendo de forma aprofundada o perfil do seu público.

E compreendeu também que o público prefere passar a data em casa, e pode explorar essa ideia de diversas formas.

Mas o mais importante a ser compreendido aqui é que os pais não se sentem representados pelas campanhas comerciais da data e precisa se diferenciar para conquistar e demonstrar que entende o perfil desse público.

Utilize todo poder da Internet para descobrir como fazer a campanha ideal e como vender mais durante a data, entendendo o que as pessoas estão buscando com relação a data para saber como ser mais assertivo em sua campanha e como preparar sua loja.

Pessoa digitando no teclado de seu notebook
Pessoa digitando no teclado de seu notebook

... Pronto para inovar?

A crescente comercial do Dia dos Pais nos mostra, além do fato do público estar valorizando mais a data, que é preciso fazer diferente do que era feito antes para alcançar o sucesso nas suas vendas.

E aí, como você se prepara para o Dia dos Pais em seu comércio? Você já sabia de todas essas mudanças no mercado? Como você costuma retratar o perfil dos pais em suas campanhas? Conta tudo aqui pra gente nos comentários e vamos compartilhar novos conhecimentos!

0 visualização0 comentário

Comentários


bottom of page