top of page
  • mktuniart

Conheça a Psicologia das Fontes

Você sabia que as fontes que você utiliza em suas peças gráficas influenciam diretamente na percepção do consumidor? Assim como as cores e formas, por exemplo, as tipografias utilizadas em um design têm impacto direto junto à mente de quem está lendo o material.

Por isso, é necessário compreender cada um dos tipos e quais as sensações e ideias que eles transmitem ao serem aplicados em um material gráfico.

Nós fizemos uma seleção dos principais padrões tipográficos e das percepções que podem levar para sua peça, ao serem combinados com outras mensagens que cores e formas também transmitem ali.

Dessa forma, você conseguirá criar peças com muito mais harmonia e que atinjam seu objetivo principal com aquela mensagem.

Vamos conhecer mais sobre o assunto?


#01 Fontes serifadas

Serifas são pequenos traços que prolongam as letras em determinados tipos de fontes. São chamadas de serif.

Alguns exemplos de fontes desse tipo são Times New Roman, Bodoni, Georgia, Garamond, Bell MT, Adobe Arabic. As fontes desse tipo, normalmente, combinam com fontes do tipo sem serifa, cursivas ou fantasia.

Fontes dessa família transmitem a ideia de confiança, respeito, competência, tradicionalismo, classicismo e formalidade e podem ser utilizadas em logos clássicas e tradicionais, corpo de textos em materiais impressos. São fontes que facilitam a leitura extensa.

Várias palavras formando 'Love'
Várias palavras formando 'Love'

#02 Fontes sem serifa

As fontes sem serifa são as que não apresentam continuidade de seus traços, que não se prolongam com os tracinhos embaixo das letras. As fontes dessa família são conhecidas também como Sans Serif.

As fontes mais conhecidas dessa família são Helvetica, Futura, Arial, Century Gothic, Calibri e, geralmente, combinam mais, ao serem aplicadas no design, com fontes do tipo serifada, cursiva ou serifa grossa.

As fontes sem serifa passam as ideias de modernidade, objetividade, estabilidade, simplicidade e neutralidade.

São fontes amplamente utilizadas em materiais digitais, textos pequenos, corpo de texto e logos. São fontes que combinam facilmente com outros tipos com o design e, por isso, um dos tipos mais utilizados.

Várias palavras formando o desenho de uma xícara
Várias palavras formando o desenho de uma xícara

#03 Fontes serifa grossa

As fontes serifa grossa são fontes mais robustas, que apresentam serifas mais grossas e visíveis. As fontes são também chamadas de Slab Serif.

As fontes mais conhecidas desse tipo são Rockwell, Courier e Bauhaus 93 e tendem a combinar melhor com fontes sem serifa, já que são fontes que possuem uma personalidade forte e que chamam bastante atenção.

A fonte possui uma personalidade arrojada, forte, sólida, contemporânea e impactante e, por isso, é mais utilizada em logos e títulos. Em textos, essas fontes podem se tornar cansativas para o leitor e não cumprem bem esse papel.

Silhueta segurando um coração escrito 'I LOVE NY'
Silhueta segurando um coração escrito 'I LOVE NY'

#04 Fontes Cursivas

As fontes cursivas, manuscritas ou Script são as fontes que simulam as chamadas “letras de mão” e que se parecem com a nossa caligrafia.

São fontes que transmitem a personalidade feminina, elegante, amigável, criativa, formal e simpática e as mais conhecidas são Monotype, Authentic Ratatouille, Lucida, Brush Scritp. São fontes mais utilizadas em logos, títulos e convites. Por serem fontes mais delicadas, combinam com artes mais femininas e sofisticadas.

As fontes cursivas combinam com fontes sem serifa e serifadas.

Pessoa segurando uma prancheta com o escrito em lettering ao lado de uma xícara e de um prato com frutas
Pessoa segurando uma prancheta com o escrito em lettering ao lado de uma xícara e de um prato com frutas

#05 Fontes Fantasias

As fontes fantasia são aquelas fontes que parecem desenhos, com traços criativos, irregulares, muitas curvas e elementos artísticos. Também são chamadas de Display.

São fontes como A25-SQUANOVA, Action of the Time New, Bedrock-Light-Bold, Candyshop, Amatic e combinam com diversos tipos de fonte, como serifadas, sem serifa ou serifa grossa. No caso das fontes fantasia, como diferem muito umas das outras, é preciso ter um cuidado maior com a combinação, para não ficar bagunçado e com um design poluído.

As fontes desse tipo possuem personalidade amigável, excêntrica, expressiva, única, exclusiva e divertida. Elas são muito utilizadas em logos, títulos e textos de destaque. Funcionam bem nesses elementos porque são expressivas e chamam bastante atenção.

'Happy Birthday'
'Happy Birthday'

#06 Fontes em negrito

As fontes em negrito são aquelas fontes que possuem um desenho mais robusto, curvas mais destacadas, mas que também podem ser serifadas ou sem serifa. Elas também são chamadas de Bold.

As fontes Bold mais conhecidas são Impact, Arial Black, Times Bold, Cubadak, Bebas Neue e elas combinam com fontes serifadas, sem serifa, serifa grossa ou fantasia.

São fontes de personalidade masculina, rígida, forte, dominante e impactante e, por isso, são mais utilizadas em títulos e logos, pois se destacam das demais.

Várias palavras formando o escrito 'Fake News'
Várias palavras formando o escrito 'Fake News'

#07 Fontes em itálico

Assim como as fontes negritas, as fontes em itálico também podem ser serifadas ou não. São fontes com aquela leve inclinação para a direita.

Elas combinam com fontes serifadas, sem serifa e serifa grossa e são muito utilizadas em logos, títulos, convites e destaques em textos. Elas trazem para os textos um certo tom de sofisticação e podem destacar também palavras de origem estrangeira.

As fontes desse tipo mais conhecidas são Helvetica Italic, Arial Italic, Times Italic, Century Italic, Garamond Italic, etc. São fontes que expressam personalidade distinta, decorativa, coloquial, dinâmica e enfática.

... Aprendeu a combinar?

Esses são os principais tipos de fontes utilizadas no mercado gráfico e suas combinações. Saber como utilizá-las e aplicar em suas peças gráficas é fundamental para criar campanhas de sucesso, uma vez que o design da peça é responsável por influenciar o comportamento do consumidor ao ter contato com a sua comunicação.

Aqui demos uma passada rápida sobre cada um dos tipos, mas vale a pena estudar de maneira mais aprofundada e conhecer mais sobre o assunto para se aprimorar ainda mais no assunto e desenvolver peças que prendam o seu público.

O que mais você sabe sobre psicologia das fontes? Como faz a combinação dos tipos com as cores e formas? Quais foram as últimas fontes que você fez download? Conta tudo aqui pra gente nos comentários e vamos compartilhar mais novidades do mundo do design.

2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page