top of page
  • mktuniart

Comunicação visual como ferramenta para aumentar suas vendas

Se você está legalizando sua empresa, abrindo um novo negócio ou simplesmente quer renovar sua marca, você precisa saber da importância de utilizar a comunicação visual para conquistar um grande impacto diante do seu público.

E a força da comunicação visual vai ainda além, ela pode ser sua maior aliada na missão de aumentar suas vendas. É ela que será responsável por divulgar suas promoções, suas mensagens institucionais e através dela você poderá valorizar sua marca ou manchar a sua reputação.

A comunicação visual é uma ferramenta de extrema importância para se comunicar efetivamente com os seus clientes, conquista-los e tornar a sua marca sempre presente na memória dessas pessoas.

Mesa com papéis, smartphone, caneta e copo de água em cima
Mesa com papéis, smartphone, caneta e copo de água em cima

Com isso, você já deve saber que sem comunicação visual não vai ser possível divulgar as suas ações junto ao seu público e, muito dificilmente, conseguirá ser lembrado sempre por seus consumidores.

Sabendo da importância do assunto, fizemos esse super post que mostra como você pode aumentar suas vendas utilizando as ferramentas da comunicação visual.

Vamos começar com algumas dicas então?

Importância da Comunicação Visual

Existem inúmeros motivos para você ser convencido a investir em comunicação visual e aqui nós vamos apontar alguns deles, para que, dessa forma, você alcance bons resultados com o seu trabalho.

O primeiro ponto é que a comunicação visual te auxiliar a se destacar da concorrência, principalmente se você está localizado em um ponto comercial com inúmeras lojas a sua volta. Coloque-se no lugar do seu público: você está rodeado de lojas e propagandas, você vaientrar naquela que mais se destacar na missão de chamar sua atenção, certo?

Além disso, uma empresa com uma comunicação visual fraca muito dificilmente será lembrada pelo público. Nós, seres humanos, somos criaturas extremamente visuais, portanto, memorizamos mais imagens. Com isso, a comunicação visual te auxiliar a criar peças que vão se comunicar com seu público de forma muito mais assertiva e alinhada com o conceito e o propósito da empresa, ajudando você a vender a sua marca.

Outro ponto importante sobre comunicação visual é que essa ferramenta confere a sua marca credibilidade. É o que dizem “A primeira impressão é a que fica” e apresentar ao cliente uma marca com design diferenciado, único e responsivo pode ser a chave para conquistar, pelo menos a princípio, a sua visita ao seu negócio.

Se você construir uma loja com um bom trabalho de visual merchandising, alinhando o seu design aos valores e identidade da sua marca passará aos clientes a ideia de um local que está preparado para receber bem o público. Além disso, quando uma loja se destaca em um cenário, facilmente ela passa a ser um ponto de referência, tornando o seu negócio mais comentado diante do público.

1. O impacto de uma boa identidade visual

A identidade visual é o conjunto de elementos que representam visualmente a sua marca. É a sua logo, as imagens, paleta de cores, símbolos, fontes das letras e demais padrões visuais. É a sua identidade visual, se estiver harmônica e ancorada no perfil do seu público, que vai transmitir a imagem da sua marca para o mercado.

Ter uma boa identidade visual, em que os estilos e cores estejam padronizados em todas as peças de comunicação da empresa, é fundamental para transmitir profissionalismo e, consequentemente, segurança ao seu público.

Não pretendo me estender muito no assunto identidade visual, porque temos um post completíssimo sobre o assunto, em que você pode entender como criar uma identidade visual de impacto. Só clicar no link abaixo, ta bom?

Panfleto
Panfleto

2. A importância da fachada para aumentar suas vendas

A fachada do seu negócio é o primeiro ponto de contato do seu cliente com a sua marca. Em conjunto com a sua vitrine, a comunicação visual da sua fachada é responsável por prender a atenção do cliente já pelo lado de fora da sua loja.

Por isso, ela precisa ser harmônica, bela e atrativa, para convidar o cliente a fazer uma visita ao interior do estabelecimento. A boa impressão causada por uma fachada bonita e pela aparência do local, com certeza, vai contribuir para chamar atenção do seu público.

Para construir uma fachada que tenha impacto junto seu público, é preciso que você conheça bem o perfil de quem você está lidando. Dessa forma, você conseguirá decidir qual modelo será mais atrativo para seu negócio, se é letreiro, placa, lona, qual material, se terá recorte especial, se precisa ser muito colorida ou mais discreta, etc. E tudo isso precisa ser estudado previamente, para que você não tenha gastos futuros para refazer a sua fachada porque não conquistou o resultado que esperava.

Podemos citar, como exemplo da importância dessa escolha, é como determinados materiais transmitem ideias e sensações, como o MDF, que é bastante utilizado em estabelecimentos ligados a produtos naturais, meio ambiente e, curiosamente, em lojas infantis e de decoração, criando a sensação de aconchego. Já os materiais em inox e acrílico transmitem ao local a sensação de modernidade, sofisticação, lixo e, de bônus, ainda oferecem grande durabilidade.

Existem, ainda, outros cuidados que precisam ser tomados, porque invés de atrair, algumas ações suas podem afastar e, até mesmo, causar desconforto visual no seu público. Por isso, cuidado com exageros, excesso de elementos e de cores. Atente-se também para o local em que a fachada ficará exposta, pois a depender, precisa de materiais com maior durabilidade.

Cuide também da iluminação, para que a sua marca esteja sempre visível, mesmo a noite e em ruas de baixa luminosidade, mas sem se esquecer da dica anterior (cuidado com exageros). É importante que, mesmo fora do horário comercial, os seus clientes consigam ver e ser impactados pela sua marca.

É claro que a fachada trará gastos futuros com manutenção e troca, mas investir na sua fachada é ter visão de negócios, se impor no seu mercado, conquistar seu público e, consequentemente, ter lucro.

Centro comercial com imóveis coloridos
Centro comercial com imóveis coloridos

3. Conexão entre on e off-line

O mundo está cada dia mais conectado e com a onipresença das mídias digitais, as imagens estão ganhando cada vez mais força.

Além disso, conectar mídias digitais e tradicionais exige uma forte identidade visual da empresa, para que, da embalagem até o vídeo no Youtube tenha a mesma identidade e que seja possível reconhecer sua empresa só de assistir aos primeiros 5 segundos de vídeo ou só de bater o olho na sua embalagem, ainda sem ver sua marca, que ela seja reconhecida. Ou seja, tudo deve estar interligado.

Essa conexão é fundamental para construir uma identidade forte e representativa, que gere engajamento com a sua marca. Por isso, é fundamental se preocupar com a sua comunicação visual, principalmente nos dias atuais.

Quando você integra os dois universos, digital e impresso, você, consequentemente, passa a fazer parte dessa onipresença. Você passa a se conectar com o seu cliente nos dois mundos e, com isso, se torna mais próximo do cliente, aumentando seus resultados.

Aposte em ações que integrem os dois universos e que reforce a sua identidade, da qual até o tom que você utiliza nas postagens faz parte, nos dois meios. Dessa forma, você alcança sucesso nos dois universos e torna-se uma marca reconhecida.

E não se esqueça de ter atenção especial para o fato de que, como as interações e informações ocorrem de forma muito mais rápida, é mais fácil que você cometa erros. Por isso, esteja sempre atento ao que seu público tem comentado sobre você e para você, para que sua reputação não seja afetada por pequenas bobagens.

Smartphone
Smartphone

4. Confie na força da comunicação no PDV

O ponto de venda é uma parte importantíssima da comunicação visual e que exige muito cuidado, pois a maior parte das decisões de compra ocorre ali e em meio a tantas ofertas, você precisa se dedicar a fazer o seu produto se destacar e convencer o cliente.

Estude o seu mercado, seus concorrentes e o seu público para entender como se dará o trabalho, pois, dependendo do seu ramo de atuação, algumas estratégias são mais eficazes que outras.

Cuide para todo o conjunto seja harmônico, represente sua marca e que converse com seu público, sem poluir visualmente o espaço. Atente-se para a vitrine, sacolas, sinalização interna, displays, mobiles, etc. e veja o que é importante estar no seu espaço para que seu público se sinta confortável dentro do seu estabelecimento.

Para compreender como aumentar suas vendas no PDV, nós temos um artigo super completo que fala sobre várias estratégias que você pode adotar para alcançar excelentes resultados.

5. Invista no design como experiência

Você, com certeza, já ouviu fãs de marcas como a Apple falar sobre o design diferenciado e na experiência proporcionada dentro da loja, etc etc etc. Certo? Pois é, um design bem elaborado é capaz de colaborar para a experiência do cliente na sua loja e contribui para que ele goste ainda mais da sua marca.

É uma sensação muito diferenciada quando você entra em um estabelecimento com a disposição dos móveis bem feita, todo organizado e separado por marcas, tamanhos e cores, que pensa na experiência do cliente dentro do estabelecimento. Não é verdade?

E a comunicação visual tem papel fundamental nessa sensação, pois os adesivos de chão indicando onde ficam os banheiros, totens indicando os produtos em promoção, banners indicando as novidades, todos os itens sinalizados nas prateleiras são fundamentais para que o cliente se sinta confortável dentro do seu negócio.

Sinalizar é de extrema importância e um dos principais papeis da comunicação visual dentro da sua loja. E você pode ir além, como as marcas que investem em ventarolas no verão: elas divulgam e são úteis ao mesmo tempo. Esse é um exemplo bem bobinho, mas é claro que você pode inovar e ir muito além ao explorar o design para promover boas experiências com a sua marca.

Cartaz
Cartaz

6. Os materiais impressos são grandes ferramentas

Ao contrário do que você pensa, os materiais impressos ainda possuem um papel fundamental na comunicação visual e nas estratégias de marketing das empresas.

Eles podem ser utilizados para divulgar promoções, dar maiores informações sobre um produto ou uma empresa, fazer sua comunicação institucional e atrair pessoas para sua loja. Cartões de visita, panfletos, adesivos, banners, etc. são peças fundamentais para esse trabalho com marketing impresso.

Como dissemos acima, é importante atualmente que você integre essa estratégia com o marketing digital. Você pode apostar em campanhas e ações que se complementem e que integrem os dois universos, como um QR Code em um cartão de visita que leve para seu blog.

Os materiais impressos, quando cumprem seu objetivo, não são desperdiçados e tornam lembranças físicas que o seu público terá da sua marca, como seu endereço ou telefone, que podem se perder no mundo de informações que são jogadas a todo o momento nas redes sociais.

Comunicação Visual não é o máximo?

Se você já está convencido, aí vai um dado para você ficar ainda mais confiante em apostar nas estratégias de Comunicação Visual: está comprovado em várias pesquisas que uma loja atraente pode aumentar suas vendas em 40%.

Se não estava convencido ainda, agora está, hein?!

Não veja o investimento em comunicação visual como um gasto, pois isso é uma grande bobagem e o retorno financeiro virá após determinado período de tempo.

E aí, como anda a sua comunicação visual? Conta pra gente aqui nos comentários e boas vendas!

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page