top of page
  • mktuniart

10 passos para uma composição visual impecável

Sem importar o tipo de desenho ou design de que se está falando/construindo, a composição visual harmônica deve prevalecer para garantir uma mensagem visual compreensível, significativa e efetiva.

Há alguns elementos que serão seus aliados no momento de construir a composição visual ideal para as suas peças. Mas quais são esses elementos?

Escrevemos esse artigo sobre o assunto para te mostrar quais são os principais itens que ajudam a construir uma comunicação visual eficaz, harmônica e que transmita a mensagem corretamente para o receptor.

Vamos ver quais são?

Pessoa escrevendo em uma agenda com caneca ao lado
Pessoa escrevendo em uma agenda com caneca ao lado

#01 Ponto

O ponto é a unidade visual mínima que pode ser encontrada em uma composição visual e a partir do ponto, é que se desenvolve todo o resto dos traços e itens gráficos de um design.

Vários pontos
Vários pontos

#02 Linha

A partir dos pontos, é possível liga-los e gerar, assim, uma linha, que propicia uma dimensão visual de forma curva, reta ou mista em posição vertical, horizontal ou diagonal.

A linha é um dos princípios mais básicos do design, pois a partir dela é que se formam todos os outros elementos e que a ideia principal de um projeto começa a tomar forma.

Linhas formando um quadrado
Linhas formando um quadrado

#03 Volume

As linhas ajuntadas em um campo visual são capazes de formar a ideia de volume e construir composições visuais que podem ser mais detalhadas e sofisticadas.

A ideia de volume no design pode trazer maior realismo para quem está vendo a arte. O volume traz consigo uma ideia similar à do 3D, já que o elemento poderá ser visualizado também em profundidade.

Cubo
Cubo

#04 Textura

É quando a composição visual é capaz de transmitir uma sensação de realidade ao observar um desenho. A textura alcança através da perspectiva e intensidade de cor.

A textura, quando bem utilizada em um design, pode criar vários efeitos incríveis, aumentando, dessa forma, a interação entre o receptor da mensagem e a peça. Além disso, quanto maior for a interação entre o público-alvo e a mensagem, mais fácil ela será memorizada e, consequentemente, atingirá os objetivos principais da marca.

Textura
Textura

#05 Contraste

O contraste permite a compreensão efetiva do conteúdo visual e se obtém a partir do uso de distintas cores, espessuras, texturas, fontes e aparências.

O contraste tem como principal função em um design atrair e prender a atenção do receptor da mensagem que a peça está transmitindo.

A ferramenta contraste vai ser uma das principais aliadas do designer quando for necessário chamar atenção para determinado item dentro de uma arte, pois ele pode utilizar o contraste de cores, formas, letras, texturas e outras tantas possibilidades para destacar esse elemento.

Um quadrado preto sob um quadrado amarelo
Um quadrado preto sob um quadrado amarelo

#06 Simetria ou assimetria

A simetria apresenta igualdade de formas, cores e texturas para os elementos visuais de um desenho, enquanto a assimetria é a ausência dessa condição de igualdade em um design.

A simetria é responsável por trazer harmonia ao visual de um projeto, pois combina os elementos dentro de um único conceito e padrão, tornando a peça mais atrativa visualmente.

Porém, em alguns projetos, a ideia assimétrica cai muito bem. É muito comum vermos, por exemplo, em artes para artistas, movimentos de rua e alguns esportes radicais.

Quando utilizar cada um dos conceitos deverá partir do bom senso do designer de compreender o que combina mais com a mensagem que está sendo transmitida naquela peça de comunicação visual.

Desenho simétrico
Desenho simétrico

#07 Espaço livre

O design de uma peça precisa de um espaço para “respirar” e ele é alcançado oferecendo espaço visual livre garantindo que a vista não fique sobrecarregada de informações.

O espaço livre é um dos elementos mais importantes no desing, pois ele auxiliar na organização dos elementos, aumenta a compreensão do que está sendo dito naquela determinada peça e oferece maior equilíbrio no resultado final de um projeto.

Representação espaço livre
Representação espaço livre

#08 Profundidade e perspectiva

O ponto de vista que parte do receptor da mensagem diz muito sobre a perspectiva e forma que um objeto vai assumir no design.

Peças que exploram esse sentido na visão do público-alvo tendem a fazer muito mais sucesso e alcançar melhores resultados. Esse item tem bastante relação com o #03, pois a partir da ideia de volume é que se começam a desenhar as perspectivas e a noção de profundidade de um desenho.

Representação perspectiva
Representação perspectiva

#09 Movimento

A arte será mais dinâmica de for integrada a elementos curvos e cores vivas, enquanto que as imagens com pouca luz e sem movimento transmitem uma sensação estática.

Se você precisa transmitir a ideia de movimento para o público-alvo da sua marca, o ideal é que a peça explore bastante esse elemento, com curvas, cores e itens que levem a ideia de movimento para a peça.

Representação movimento
Representação movimento

#10 Junção dos elementos

Integrar cada um dos elementos mencionados anteriormente é o torna possível o “milagre” do design harmônico, criativo e eficaz e o sucesso da sua peça gráfica.

O ideal é combinar os elementos que mais tenham relação com a ideia que se precisa ser transmitida pela sua comunicação visual.

Não vai adiantar querer misturar tudo para mostrar que aprendeu isso ou ler e não utilizar depois. A combinação é a chave principal do sucesso do design.

Estude a fundo do que se trata a campanha, o público para o qual você está desenvolvendo o projeto e a identidade visual da marca e veja quais são os principais elementos que devem ser encaixados e como serão combinados aqui.

Propagandas na Times Square
Propagandas na Times Square

... Vamos criar?

Essas são algumas das principais regras do design e que, quando bem combinadas, formam peças gráficas incríveis e que conquistam o público muito facilmente.

Gostou do assunto? Pesquise mais sobre a Teoria da Gestalt e regras do design para saber ainda mais sobre como criar uma comunicação visual fantástica para divulgar a sua marca.

Ficou alguma dúvida sobre o assunto? Manda aqui para nós nos comentários, que estamos te esperando, viu?

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page