top of page
  • mktuniart

Como a vitrine influencia diretamente nas suas vendas?

A vitrine da sua loja tem como função seduzir e chamar o consumidora entrar e consumir. Você sabia que cerca de 80% das decisões de compra são tomadas através da vitrine? Portanto, esse é o seu mais valioso instrumento de venda.

Com algumas técnicas específicas e bastante criatividade, é possível desenvolver vitrines incríveis, que vão ter impacto direto nas suas vendas. Algumas ideias nós já citamos aqui no blog anteriormente, inclusive com um super quiz de perguntas sobre montagem de vitrines.

É possível utilizar várias ferramentas para valorizar a sua vitrine, como fotos, molduras, luzes, compor cenários, contar histórias e muitas outras ideias que podem fazer sua vitrine vender mais.

Para que você entenda a importância da vitrine para sua loja, escrevemos esse post com alguns dados que vão mostrar como é o impacto da vitrine nas suas vendas.

Vamos começar?

Manequim com casaco vermelho
Manequim com casaco vermelho

#01 Por que a vitrine é importante para sua loja?

A vitrine é um dos itens a serem trabalhados dentro do conceito de visual merchandising, uma ferramenta extremamente importante para ambientar sua loja, agradar e atrair mais clientes. Como falamos acima, a vitrine chega a ser responsável por 80% das vendas de uma loja. Por isso, hoje vamos tratar diretamente desse espaço do seu negócio.

A vitrine é o primeiro ponto de contato do seu cliente com a sua loja. É ali que você deve destacar a sua essência, demonstrar a identidade da sua marca e vender suas ideias.

Conquistar e fidelizar clientes fica bem mais fácil quando a sua loja se torna atraente, começando pela vitrine, deixando o espaço mais confortável e agradável visualmente.

As vitrines contribuem de forma direta para chamar atenção dos consumidores que passam pela sua loja, comunica os novos produtos, as ações promoções, demonstra a personalidade da sua loja e os tipos de produtos que são vendidos ali e como são os seus preços*.

* Não se esqueça de que é lei expor os preços dos produtos na vitrine, ok?

O Sebrae/SP, em 2013, constatou em uma pesquisa que uma pequena melhora no visual da vitrine pode aumentar suas vendas de 12% a 40%. Para melhorar o aspecto da sua vitrine, muitas vezes, não é necessário nem investimento, apenas um conhecimento mais amplo sobre organização e visual merchandising podem te ajudar a montar uma vitrine mais chamativa.

O ser humano é extremamente visual e o primeiro contato com a sua loja é através da vitrine. Por isso, se você buscar se diferenciar dos concorrentes nesse primeiro impacto, o resultado vai ser muito melhor.

É interessante que você busque sempre mudar o tema da sua vitrine. Dessa forma, o cliente que já visitou sua loja será estimulado a entrar para conferir as novidades. Se você deixar a mesma vitrine por um longo período, o público poderá perder o interesse em conferir sua loja.

Defina um período ideal para troca de vitrines. O ideal, na verdade, é fazer um planejamento trimestral ou semestral para definir os temas da vitrine, datas sazonais importantes e orçamento disponível para cada troca.

Outro cuidado extremamente importante para projetar sua vitrine, é atentar-se para a identidade visual e para as ações de marketing que a empresa está divulgando no momento, para que a comunicação da sua loja com o cliente seja um conjunto coerente e impactante.

Pense em um tema para todo o seu projeto promocional e siga essa mesma linha. Dessa forma, todos os pontos de contato do cliente com a sua loja levarão a mesma mensagem.

A vitrine deve conter uma prévia do que será encontrado no interior da loja, devendo chamar atenção, informar sobre sua marca e impactar em pouco tempo. Por isso, organize os principais produtos da sua loja, coloque suas novidades, promoções e o que mais for importante destacar em sua vitrine. Mas não misture muitas informações, muitos itens, para não confundir o cliente que está observando sua vitrine.

A iluminação também precisa ter uma atenção especial e deve acompanhar a personalidade da loja, deixando a loja mais atrativa. A iluminação tem um grande poder de valorizar sua decoração e seus produtos e também pode arruinar todo esse trabalho de organização. Além disso, os clientes passam pela sua loja a noite e eles irão observar os seus produtos e sua iluminação precisa valorizar essa observação.

Mais um fator que é importante para a vitrine e que vai te ajudar a contar uma história são seus manequins, pois é nesses personagens que o cliente vai conseguir se enxergar, vai conseguir visualizar como ele ficará na peça, verá caimento do material, conhecerá as tendências, terá ideias para montar um look e será convencido a comprar.

Enfim, depois de todos os esses dados que apontaram para resultados altíssimos após o cuidado maior ao projetar vitrines, tenho certeza que você não vai querer ficar para trás da concorrência e vai dedicar mais tempo na montagem da sua vitrine.

Duas pessoas organizando uma vitrine
Duas pessoas organizando uma vitrine

#02 Calculando o retorno sobre o investimento

Após todo seu empenho para projetar uma boa vitrine, é claro que você precisará medir o impacto que esse trabalho teve em suas vendas. Dessa forma, você saberá o quanto vendeu a mais e o pontos que podem ser melhorados e o que deve ser evitado.

Para isso, você pode utilizar a fórmula de cálculo do ROI, que em inglês significa Return on Investment e é Retorno sobre Investimento. Essa fórmula calcula a relação entre o dinheiro ganho ou perdido em um investimento. Para cada real investido na montagem da sua vitrine, quanto retornou para o caixa da empresa?

ROI = (Receita-Custo/Investimento) x 100

Para entender melhor como aplicar a fórmula e calcular seu investimento, vamos exemplificar para você. Supondo que você investiu R$500,00 para montar sua vitrine e o após a montagem você verificou que as vendas do mês foram R$5.000,00 a mais que o mês anterior, teremos:

(5.000-500)/500=9

9x100= 900%

Isso significa que seu retorno foi nove vezes maior que o investimento inicial.

#03 Itens que podem te ajudar a complementar sua vitrine

Existem algumas ferramentas que vão te ajudar a montar a vitrine que vai vender. Esses itens são importantes para que a vitrine consiga contar uma história coerente, abordar determinado tema com eficiência e conversar com o público.

Alguns desses itens são:

  • Móveis: cadeiras, nichos, poofs, prateleiras, etc.;

  • Adesivos para vitrine: para falar sobre suas ações promocionais;

  • Preço: as etiquetas com preço podem se tornar itens de decoração, com formatos diferentes, coloridos, etc.;

  • Móbiles: para comunicar suas ações promocionais;

  • Manequins;

  • Não exceder no número de produtos, para não criar confusão na mente do cliente. Expor apenas os produtos principais;

  • Itens para decoração.

Duas mulheres olhando para uma bolsa na vitrine
Duas mulheres olhando para uma bolsa na vitrine

... Vamos mudar?

Entender que a vitrine é um chamariz para o interior da sua loja e que ela é responsável por grande parte das suas vendas já é um grande passo para começar a melhorar esses resultados. A próxima etapa é começar a planejar o seu trabalho de montagem de sua vitrine ao longo do ano.

São muitas dicas que você adotar para planejar a vitrine ideal. Se você quiser se aprofundar ainda mais nessa questão, procure alguns cursos, na Internet existem inclusive opções gratuitas.

O quanto sua vitrine têm ajudado nas suas vendas? Quais foram as dicas mais importantes desse artigo para você? Conta aqui pra gente nos comentários.

0 visualização0 comentário

コメント


bottom of page